sexta-feira, 28 de maio de 2010

ALUNOS DO 4ºANO VISITAM A ESTAÇÃO DE ÁGUA - SIMAE

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, da Vila Sete de Julho, visitaram na terça-feira, dia 25, a Estação de Tratamento de Água do SIMAE, no Loteamento São Luiz.

A visita teve por objetivo conhecer a estação, os procedimentos e os métodos de distribuição de água para os municípios de Capinzal e Ouro e a realização de entrevista com os técnicos sobre a água própria para consumo (potável), a qualidade da água distribuída nos municípios, além do da observância do processo de tratamento.

Com a realização deste trabalho de investigação, os estudantes concluíram que a água distribuída pela SIMAE satisfaz plenamente as necessidades humanas. A visita foi de extrema importância, pois através dela, os alunos conseguiram entender, de forma clara e sucinta, os métodos de tratamento de água.

Após conhecer todo o processo, acompanhados por técnicos e responsáveis, os participantes assistiram a um vídeo de conscientização do consumo da água, pois nos dias de hoje, economizar é uma das formas de garantia do futuro do planeta.

Asprofessoras Sonia Lamb e Patrícia Baretta, a coordenadora da Escola Suzana Andrade Alves e os alunos agradecem a atenção dispensada pela equipe do SIMAE durante a visita. disponibilidade das pessoas responsáveis por este órgão, pelo carinho e atenção com os alunos.










sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRIANÇA, SOM E MOVIMENTO

“Os jogos e brincadeiras de movimento são atividades que através de vários gestos (saltos, corridas, lançamentos, equilíbrios, dança) estimulam o desenvolvimento do corpo e do movimento.”
Considerando esses jogos importantes para a produção do conhecimento, para o desenvolvimento da moralidade, da afetividade, do corpo e do movimento das crianças, além de serem situações desafiadoras e significantes. As professoras do PRÉ – III da “ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO MORO SOBRINHO” ( Sonia,Fatima, Mavis, Jaqueline e a professora de Educação Física Gabriela) preocupadas em construir um ambiente sócio-moral e afetivo positivo, não privilegiando somente a competição, não selecionando e excluindo os participantes nos jogos...
Desenvolveram atividades com um CIRCUÍTO MOTOR que consiste em uma série de habilidades relacionadas com o deslocamento, o equilíbrio e a manipulação realizadas pelas crianças com diversos materiais, na intenção de repetir um trajeto previamente determinado. É realizado com a colocação de materiais como mesas, bancos, colchões,cordas,cones.....
No circuíto a criança percebe o seu corpo e o movimento com precisão, e mobiliza-os de múltiplas formas no espaço. Quem realiza um circuito se depara com desafios em obstáculos às vezes fáceis ou não, que aos poucos constroem suas habilidades, ao mesmo tempo em que se depara com situações de insegurança, respeito e cooperação com o outro (controlar o medo, esperar a vez sem empurrar, ajudar o outro, etc).























segunda-feira, 26 de abril de 2010

VISITA AO OBSERVATÓRIO “DOMINGOS FORLIM” – Videira (SC)

A Visita de Estudo é uma estratégia, que encanta os alunos pelo caráter motivador que constitui a saída do espaço escolar. Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. É uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, promove a interligação entre teoria e prática, entre a escola e a realidade e facilita a sociabilidade, tornando desta forma, os conteúdos mais significativos.
Em 31 de março de 2010, as professoras Fátima Faccin e Josiane Balbinoti e seus alunos da 4ª série (41 e 42), da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, realizaram uma visita ao Observatório “Domingos Forlim” em Videira – SC, para observar, em tempo real, o Universo com todas as suas maravilhas.
A visita de estudo teve múltiplas potencialidades pedagógicas, no contexto de trabalho, os conhecimentos adquiridos, as descobertas que os encantaram tornando mais fácil a compreensão do conteúdo estudado e, ainda, destaca-se a importante relação de proximidade entre professores e alunos.













quinta-feira, 22 de abril de 2010

"O COELHINHO NO MUNDO DO FAZ-DE-CONTA”











"Lá vem o coelhinho” é a frase que os pequenos esperam ouvir quando chega a época da Páscoa. Como eles se encantam pelo mistério do coelho e dos ovinhos, é importante explorar esse mundo simbólico, promovendo momentos prazerosos em sala de aula.
Atualmente, a criança é trazida à realidade muito cedo, pois vê o jornal na tevê, participa das conversas dos adultos. Por isso, resgatar a questão da imaginação é fundamental, e acreditar no coelhinho nessa fase da vida é importante para o desenvolvimento infantil.
Em sua celebração na escola, as fantasias devem se desvincular de questões religiosas, pois cabe aos pais transmitir o significado cristão dessa época aos pequenos.
As atividades lúdicas na escola farão com que os pequenos entendam o real significado desta data: a vida e a alegria. Como essa faixa-etária aprende brincando, procuraremos desenvolver dinâmicas com os alunos, promovendo um exercício de criatividade e de solidariedade, sensibilizando para preservação da vida.


VISITANDO O COELHO...
O Pré Escolar II das Professoras: Adriana, Andréia, Rosemary e Joceneia. Também os 1ºano das Professoras: Jaqueline, Beloni e Rosemary. Realizaram um passeio até a Linha Residência na propriedade da Sra Elai Helt, onde viram lindos coelhinhos...


sexta-feira, 9 de abril de 2010




UMA GOSTOSA MANEIRA DE APRENDER...

Cozinhar é uma das mais satisfatórias e populares atividades nas salas de aula. É algo que atrai o interesse das crianças, instiga a experimentação e promove a cooperação. Ensina a criança a viver independente, disponibilizam oportunidades para integração da matemática, linguagem oral e escrita, ciências sociais, higiene, entre outros.


SUCO DE CENOURA


Os alunos da Educação Infantil – Pré I – das professoras Elena, Fátima e Marli, empolgados com a chegada da Páscoa não esqueceram o alimento precioso do coelho, a “cenoura”. Legume que trás benefícios inenarráveis para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose e é indispensável para crianças em fase de desenvolvimento. Adultos também não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A prevenindo infecções no corpo.
Por isso, reuniram-se professoras e alunos do Pré I no refeitório da escola e fizeram um delicioso suco de cenoura.



















BOLO DE CENOURA


Os alunos da Educação Infantil Pré II das professoras Adriana, Andréia e Rosemary confeccionaram e degustaram um bolo de cenoura. Esta atividade proporcionou aos alunos a importância de uma alimentação saudável.

































"CHOCOLATE"

Os alunos da Educação Infantil Pré III das professoras Sonia, Fátima, Jaqueline e Mavis, reunioniram-se no refeitório da escola para preparar ovos de chocolate. Após a confecção, houve a atroca de ovos entre eles. Buscando com essa atividade, despertar o sentimento de solidariedade e resgatar o verdadeiro espírito da Páscoa.