quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CASAS E PESSOAS, FAZEM E CONTAM HISTÓRIAS...

Segundo os RCNS “A pluralidade cultural,isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, etc. que caracterizam a população brasileira marca, também as instituições de educação infantil. O trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança. Isto porque permite a conscientização de que a realidade de cada um é apenas parte de um universo maior que oferecem múltiplas escolhas.”
Os alunos do PRÉ – III da professora Sonia Lamb iniciaram o projeto com um divertido personagem do folclore brasileiro muito conhecido por todos. Após ouvirem a lenda na “Roda de conversa”, a professora apresentou o personagem em forma de fantoche e dentro de uma garrafa , explicou que através de sorteio cada criança levaria o personagem para casa onde deverá compartilhar com a família a história e outras curiosidades que surgirem em sala de aula sobre ele e outros mitos que fazem parte do folclore. Junto irá uma tarefa que cada família escreve uma lenda ou história conhecida. No dia seguinte o aluno relatará ao grande grupo sua experiência com o ‘SACI’ em sua casa . A professora lê a lenda escrita pela família do aluno. E no final da aula fará um novo sorteio.

A sorteada do dia foi a pequena Evelyn que muito feliz levou o personagem prometendo muitas novidades para o dia seguinte:
O relato da pequena Evelyn no início da tarde de quarta-feira dia 18 de agosto:
“Eu aprendi uma coisa muito legal com o saci, inclusive a andar com uma perna só. E também ensinei um montão de coisas para ele. Levei ele até para conhecer a cidade. A noite o saci dormiu comigo e tiramos muitas fotos para por no meu ORKUT e me diverti pra valer.”Fotos da aluna que ela postou em seu Orkut...

A atividade continuou com os alunos recortando letras de jornais para formar a palavra: SACI.





segunda-feira, 5 de julho de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR BERNARDO MORO SOBRINHO

A Equipe de funcionários da E. M. Bernardo Moro Sobrinho reuniu-se nas dependências do Clube da Colina para um encontro de estudo com a equipe interdisciplinar da Secretaria de Educação, com o objetivo de aprofundar a percepção de si mesmo; perceber as motivações que interferem nos pensamentos, sentimentos e ações do nosso dia a dia, principalmente no exercício de nossa profissão.
Justificando a necessidade de trabalhar a identidade pessoal do professor com intuito do mesmo observar-se e conhecer-se melhor, contribuindo assim em sua prática e desenvolvimento de uma identidade profissional.
Para finalizar este encontro, a equipe escolar foi recepcionada no salão da ASMUCA para um jantar de confraternização, onde todos divertiram-se muito...





















































































































sexta-feira, 11 de junho de 2010

FESTA JUNINA DE OLHO NA ECOLOGIA!

A Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho viveu na tarde de domingo, dia 6 de junho, alegria, diversão e muita emoção com mais uma festa junina contando com a participação especial das Creches Municipais Crescendo Juntos, da Vila 7 de Julho, e Primeiros Passos, do Bairro São Cristóvão.
A festa abordou o tema “ De olho na Ecologia”, com o objetivo de sensibilizar, educandos e público presente, para mudanças de atitudes e necessidade urgente de ações de preservação e cuidado
com o Meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida para essa e futuras gerações.













































terça-feira, 8 de junho de 2010

Gincana Educativa..."APRENDENDO NA ESCOLA"

A partir do princípio que a gincana é uma competição entre equipes onde os participantes realizam diferentes provas, classificadas em culturais, artísticas, filantrópicas e esportivas, sendo que a realização dessas tarefas só é possível através do trabalho em equipe. Neste ano de 2010, estaremos desenvolvendo na Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho a gincana educativa “Aprendendo na Escola”.
Com a Gincana Educativa a aprendizagem se dará de forma prazerosa como salientam “Graidy e Karche: estamos nas escolas e nos deparamos com muito lápis, papel e pouco faz de conta, onde as crianças ficam sentadas por um longo tempo”. Buscando assim, explorar os ricos espaços existentes na escola e em seus arredores, não permitindo que valores deturpados sejam repassados as crianças por apresentadores de TV, onde a criança é apenas um mero receptor, mas que ela passe a interagir com situações lúdicas e que venha a aprender.
O presente projeto estará se desenvolvendo de maneira interdisciplinar, com a colaboração de todos os profissionais da escola. O mesmo está composto com atividades que desenvolvam os valores e princípios, que prezem pelo bom desenvolvimento do educando, aguçando as habilidades e responsabilidades de cada um.
Os temas e assuntos que serão desenvolvidos e avaliados são:
  • Pratique a paz
  • Família na escola
  • Aluno destaque
  • Use o uniforme escolar

Objetivo da Gincana

Proporcionar as crianças momentos de diversão e aprendizagem as quais desenvolvam as inteligências múltiplas, conhecimentos gerais, raciocínio lógico matemático, humanismo, cidadania e trabalho em equipe.

Procedimentos:

  • Dividir o grupo de alunos do período matutino (do 1º ano à 4ª série) em 6 equipes
  • Cada equipe terá um líder e os professores colaboradores, uma cor por equipe( verde, amarelo, azul, vermelho, branco e laranja) escolhida através de sorteio .
  • As provas serão organizadas pela equipe de professores, coordenação e direção.
  • Serão realizadas provas mensais. A pontuação e as regras de cada prova serão anexadas no painel da gincana “Aprendendo na escola”, no pátio e arredores.

    Cronograma:
    A gincana será realizada durante todo o ano de 2010

    Equipes, Grito de Paz, Mascote e Bandeira














































sexta-feira, 28 de maio de 2010

ALUNOS DO 4ºANO VISITAM A ESTAÇÃO DE ÁGUA - SIMAE

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, da Vila Sete de Julho, visitaram na terça-feira, dia 25, a Estação de Tratamento de Água do SIMAE, no Loteamento São Luiz.

A visita teve por objetivo conhecer a estação, os procedimentos e os métodos de distribuição de água para os municípios de Capinzal e Ouro e a realização de entrevista com os técnicos sobre a água própria para consumo (potável), a qualidade da água distribuída nos municípios, além do da observância do processo de tratamento.

Com a realização deste trabalho de investigação, os estudantes concluíram que a água distribuída pela SIMAE satisfaz plenamente as necessidades humanas. A visita foi de extrema importância, pois através dela, os alunos conseguiram entender, de forma clara e sucinta, os métodos de tratamento de água.

Após conhecer todo o processo, acompanhados por técnicos e responsáveis, os participantes assistiram a um vídeo de conscientização do consumo da água, pois nos dias de hoje, economizar é uma das formas de garantia do futuro do planeta.

Asprofessoras Sonia Lamb e Patrícia Baretta, a coordenadora da Escola Suzana Andrade Alves e os alunos agradecem a atenção dispensada pela equipe do SIMAE durante a visita. disponibilidade das pessoas responsáveis por este órgão, pelo carinho e atenção com os alunos.










sexta-feira, 14 de maio de 2010

CRIANÇA, SOM E MOVIMENTO

“Os jogos e brincadeiras de movimento são atividades que através de vários gestos (saltos, corridas, lançamentos, equilíbrios, dança) estimulam o desenvolvimento do corpo e do movimento.”
Considerando esses jogos importantes para a produção do conhecimento, para o desenvolvimento da moralidade, da afetividade, do corpo e do movimento das crianças, além de serem situações desafiadoras e significantes. As professoras do PRÉ – III da “ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO MORO SOBRINHO” ( Sonia,Fatima, Mavis, Jaqueline e a professora de Educação Física Gabriela) preocupadas em construir um ambiente sócio-moral e afetivo positivo, não privilegiando somente a competição, não selecionando e excluindo os participantes nos jogos...
Desenvolveram atividades com um CIRCUÍTO MOTOR que consiste em uma série de habilidades relacionadas com o deslocamento, o equilíbrio e a manipulação realizadas pelas crianças com diversos materiais, na intenção de repetir um trajeto previamente determinado. É realizado com a colocação de materiais como mesas, bancos, colchões,cordas,cones.....
No circuíto a criança percebe o seu corpo e o movimento com precisão, e mobiliza-os de múltiplas formas no espaço. Quem realiza um circuito se depara com desafios em obstáculos às vezes fáceis ou não, que aos poucos constroem suas habilidades, ao mesmo tempo em que se depara com situações de insegurança, respeito e cooperação com o outro (controlar o medo, esperar a vez sem empurrar, ajudar o outro, etc).