Trabalhar Receitas
Algo importante para a estrutura matemática são as atividades de receitas, desde que bem exploradas. As professoras do Pré III na receita de massinha trabalharam vários conceitos como comparação, medida, volume e peso. O professor deve sempre comparar o que vai usar e o que já usou, para que a criança perceba e sistematize esquemas mentais pelos quais os indivíduos organizam o meio.
É importante ressaltar que o educador deve estimular as crianças a conservarem o objeto para mais tarde poderem inverter posições. Conceitos estes importantes para aprendizagem numérica.
Sempre que utilizar ovos, antes de quebra-los deve-se contar com os alunos a quantidade sobre a mesa os quais irá utilizar. O mesmo com as quantidades de copos de açúcar se forem dois copos terão que encher dois copos, se for um litro deleite, poderá ir mais longe, transpondo o leite nos copos e questionar: Tem mais? Tem menos? Desapareceu? Se os alunos ainda estão em nível pré-lógico dificilmente conseguiram responder, mesmo que retorne o leite no litro. Porém este questionamento o faz sair da zona de conforto, e saber que o que está fora pode estar dentro, e o que adiciona pode-se subtrair.
Receita de Massinha Caseira
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara e meia de água
1 colher de óleo.
Para preparar a brincadeira
Misture tudo muito bem, amassando com as mãos. Para colorir a massa, use corante comestível ou tinta guache. Está prontinha uma massa de modelar divertida e totalmente caseira.
Obs : Caso use tinta guache diminuir a quantidade de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário