quarta-feira, 23 de maio de 2012

“Amizade com cheiro de Flor”

      A escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho vem desenvolvendo projetos de ações pedagógicas que permitam práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de aprender.
      A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, adotando o hábito de uma alimentação saudável. Alterando sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.
       Dentre os vários recursos explorados pelo projeto: a composteira,é uma forma prática de reutilização do lixo orgânico produzido na escola. O lixo orgânico é biodegradável, mas que polui e acarreta conseqüências maléficas para a população em geral. Neste sentido, busca-se no projeto, a reutilização do lixo orgânico, em forma de adubo, na escola e na comunidade escolar.
    Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
    Os educandos estarão organizados em equipes, participantes da Gincana escolar “Amizade com cheiro de Flor” que abordará durante o ano nas diversas atividades este tema.







quinta-feira, 17 de maio de 2012

Autorretrato

O ENSINO E APRENDIZAGEM EM ARTES: RECONHECENDO A IDENTIDADE POR MEIO DO AUTORRETRATO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  Projeto de Oficina apresentado como exigência na disciplina de Trabalho de Curso I, de licenciatura em Artes Visuais. Aplicado pelas acadêmicas Eliane Martinelli e Maristela Savi Nora com alunos da 4ª ano do ensino fundamental da escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho. Ao trabalhar com oficina de artes, os alunos desenvolvem habilidades específicas, aprendem a lidar com materiais, ferramentas e equipamentos, e à medida que passam a dominar técnicas para expressar suas idéias, os alunos ficam mais confiantes porque se tornam habilidosos e competentes. Reconhecendo a identidade por meio do autorretrato tem como um dos objetivos despertar no educando a imaginação, ampliando o processo de criação, aprimorando o olhar critico, auxiliando em sua auto confiança. A produção de autorretratos acompanha uma parcela considerável da história da arte, trazer este cunho artístico para sala de aula é de suma importancia, pois a observação que cada um tem de sí e a forma que este consegue transpor na arte, desenvolve habilidades sensoriais e sentimentais. Enquanto arte educadores devemos estar cientes de que precisamos dar oportunidades para o educando desenvolver suas habilidades, pois ao expressar-se por meio das linguagens da arte o ser humano acentua sua percepção, sentimento, razão e conhecimento do seu modo de ver o mundo como indivíduo participante ativo da sociedade que vive.