O olhar do Profissional de Educação Física na Educação Infantil
Na escola M. Bernardo Moro Sobrinho procura-se desenvolver atividades psicomotoras não somente nas aulas de educação física, mas em diferentes momentos no processo de ensino e aprendizagem. É na educação infantil, no espaço das brincadeiras, da socialização, do movimento, que a criança desenvolve habilidades indispensáveis para uma boa leitura e escrita.
Porém é indispensável que o profissional de educação física tenha um olhar voltado para o desenvolvimento integral da criança, proporcionando atividades desafiadoras que colaborem com processo de alfabetização.
Existem alguns pré-requisitos, do ponto de vista psicomotor, para que uma criança aprenda a ler e escrever. É necessário que, como condição mínima, ela possua um domínio do gesto e do instrumento, esquema corporal, lateralização, estruturação espacial, percepção temporal, discriminação auditiva e visual.
Esta educação deve começar antes mesmo de pegar um lápis na mão. Muitos alunos experimentam algumas dificuldades como insuficiência de percepção ou de controle corporal, dificuldades de equilíbrio, de coordenação.
Quando a lateralidade não está bem definida, a criança tem dificuldade em assimilar os conceitos de direita e esquerda, pois não distingue seu lado dominante do outro lado; pode possuir também falta de direção gráfica.
A criança com problemas de estruturação pode apresentar dificuldades na discriminação visual, incapacidade de orientar-se. Por exemplo: na escola, a criança confunde n e u, ou e on, b e p, 6 e 9.
Todos esses fatos são problemas que podem surgir com uma aprendizagem falha no desenvolvimento das habilidades motoras. Está certo que estas habilidades começam a ser desenvolvidas na família, mas não se pode negar a importância dos primeiros anos de escolaridade para o seu desenvolvimento.
Devemos salientar também que as atividades que envolvem motricidade não teriam sentido se não fossem aliados ao desenvolvimento afetivo. Os professores da escola buscam desenvolver estas habilidades de forma divertida.
Na escola M. Bernardo Moro Sobrinho procura-se desenvolver atividades psicomotoras não somente nas aulas de educação física, mas em diferentes momentos no processo de ensino e aprendizagem. É na educação infantil, no espaço das brincadeiras, da socialização, do movimento, que a criança desenvolve habilidades indispensáveis para uma boa leitura e escrita.
Porém é indispensável que o profissional de educação física tenha um olhar voltado para o desenvolvimento integral da criança, proporcionando atividades desafiadoras que colaborem com processo de alfabetização.
Existem alguns pré-requisitos, do ponto de vista psicomotor, para que uma criança aprenda a ler e escrever. É necessário que, como condição mínima, ela possua um domínio do gesto e do instrumento, esquema corporal, lateralização, estruturação espacial, percepção temporal, discriminação auditiva e visual.
Esta educação deve começar antes mesmo de pegar um lápis na mão. Muitos alunos experimentam algumas dificuldades como insuficiência de percepção ou de controle corporal, dificuldades de equilíbrio, de coordenação.
Quando a lateralidade não está bem definida, a criança tem dificuldade em assimilar os conceitos de direita e esquerda, pois não distingue seu lado dominante do outro lado; pode possuir também falta de direção gráfica.
A criança com problemas de estruturação pode apresentar dificuldades na discriminação visual, incapacidade de orientar-se. Por exemplo: na escola, a criança confunde n e u, ou e on, b e p, 6 e 9.
Todos esses fatos são problemas que podem surgir com uma aprendizagem falha no desenvolvimento das habilidades motoras. Está certo que estas habilidades começam a ser desenvolvidas na família, mas não se pode negar a importância dos primeiros anos de escolaridade para o seu desenvolvimento.
Devemos salientar também que as atividades que envolvem motricidade não teriam sentido se não fossem aliados ao desenvolvimento afetivo. Os professores da escola buscam desenvolver estas habilidades de forma divertida.
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