sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sarau de Poesia

Háaa!!! As letras, as palavras, as frases, as poesias, despertam-nos emoções, sentimentos, curiosidades ricas em rimas que nos permitem brincar com as palavras tornando a aprendizagem mais atrativa e significativa.
O Sarau "Nos trilhos da poesia" foi um momento mágico que encantou: pais, alunos, professores, funcionários e equipe gestora da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho. 

Autores: Elias José
Eloí Bocheco
Sérgio Capparelli
Cecília Meireles
Vinicius de Moraes


























Hoje é dia de João e Maria!

A Pré Escola do E. M. Bernardo Moro Sobrinho hoje se divertiu assistindo e interagindo com a apresentação do teatro do João e Maria.









quinta-feira, 9 de julho de 2015

Poesia "Capinzal" de Adaleia Cardoso em alusão aos 32 anos da grande enchente

Em alusão aos 32 anos da grande enchente de 1983 em Capinzal e por consequência o surgimento da Vila Sete de Julho, alunos do 4° ano da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho executam o Hino a Capinzal e declamam a Poesia "Capinzal" de Adaleia Cardoso.



Reportagem Jornal A Semana


Escola capinzalense dá exemplo de sustentabilidade




Um belo exemplo de sustentabilidade vem sendo destaque na Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho da Vila Sete de Julho. Desde o começo do ano diversos projetos em prol do meio ambiente foram elaborados e colocados em prática no educandário.

Mais do que a parte teórica levada ao conhecimento dos alunos diariamente dentro da sala de aula, a Escola também executa o que ensina. Prova disso é o projeto denominado “Água em Foco" que consiste na substituição de torneiras convencionais por torneiras econômicas.

A diretora Cássia Wilbert Souzo destacou que a elaboração do projeto começou a partir da constatação das faturas de água da escola e as atitudes de cada aluno em sua utilização. Um amplo projeto foi elaborado, inclusive envolvendo uma pesquisa junto as famílias, e conscientizando quanto ao seu consumo.

A ação contou com um importante apoio do Comitê de Investimento Social da empresa BRF que disponibilizou as torneiras e efetuou a substituição. Este foi o segundo projeto da Escola apoiado pelo mesmo comitê. O primeiro foi a implantação de um sistema de alarme contra incêndios.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente da BRF, Amarildo Turra, essas novas torneiras são projetadas para economizar em torno 70% de água, ou seja, uma torneira normal tem uma vazão de 5 litros por minuto, enquanto as novas apenas 1,5 litros por minuto, resultando em uma economia considerável.


A ONG Água Viva, que desenvolve diversas ações em prol ao meio ambiente, com destaque para coleta de óleo saturado, ministrou uma palestra com o tema "Água: nosso líquido mais precioso”.

Estas ações tem recebido um apoio importante da Prefeitura Municipal de Capinzal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Outro projeto em andamento no educandário é a instalação de cisternas para captação de água da chuva. A água é armazenada e utilizada para limpeza da Escola e irrigação da horta escolar, como forma de uso racional de água potável e redução de custos.

Publicado por: Douglas VarelaData: 08/07/2015

Reportagem Jornal O Tempo


Reportagem Rádio Barriga Verde

Escola Bernardo Moro Sobrinho e BRF investem em sustentabilidade 

Comitê de Investimento Social financiou a aquisição de quinze torneiras econômicas 

Fonte/Autor: Rádio Barriga Verde / Alexson Luiz 
Foto: Rádio Barriga Verde

Foi celebrado na manhã desta terça-feira, dia 30, um convênio entre a escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho e o Comitê de Investimento Social da empresa BRF. 

A escola localizada no Loteamento Luiz Antonio Mr. em Capinzal, já dispõe de duas cisternas que serão utilizadas para irrigar uma horta e para armazenar a água utilizada nos serviços de limpeza. Um projeto denominado Água em Foco foi trabalhado em sala de aula e conscientizou os alunos com relação ao uso sustentável da água. 

Recentemente a empresa BRF, através do Comitê de Investimento Social, buscou junto à direção da escola uma forma de contribuir com a iniciativa. Foi assim que surgiu a ideia do projeto financiado pelo comitê, que consiste em substituir as quinze torneiras convencionais, por torneiras econômicas. 

Uma solenidade de entrega reuniu integrantes do comitê, a comunidade escolar e profissionais da comunicação. A iniciativa serve de modelo para outras escolas.