ALUNOS PRÉ – III PROFESSORA : SONIA LAMB
Trabalhar com contos de fadas nas escolas é uma atividade prazerosa para todos os envolvidos no processo educativo, pois é um tema de grande aceitação entre as crianças, que desperta interesse, envolvimento e participação dos mesmos.
O professor, antes de iniciar seu trabalho, deve desenvolver um projeto por escrito, em referência ao mesmo, citando a justificativa, os objetivos de se desenvolver o projeto, quais os recursos didáticos que disponibilizará para a realização do mesmo, a metodologia das aulas, dentre outros, buscando discutir com os alunos quais seus interesses diante do mesmo.
Para iniciar foi apresentando para os alunos “A MALETA DOS FANTOCHES’,da história da Branca de Neve e A MALETA DOS CONTOS DE FADAS.Contendo uma mini biblioteca das histórias e diversos materiais(canetinha,lápis de cor,giz de cera,tinta guache,cola colorida massinha de modelar...)onde o aluno após escolher uma literatura pedirá que alguém da família leia e logo após a criança fará um desenho da parte do livro que mais gostava usando os materiais da maleta.
O importante de se desenvolver esse projeto é que, através dele o professor consegue trabalhar alguns conflitos do dia-a-dia dos alunos, bem como buscar as soluções para os mesmos, procurando encontrar respostas para aquilo que não está bem.
Na aula seguinte os alunos que foram sorteados apresentam através da oralidade na roda de conversa a experiência com as maletas e o trabalho desenvolvido.
A medida que as histórias vão sendo trabalhadas, as crianças podem se identificar com os personagens e transferirem todos os seus conflitos para aqueles vividos na história. A criança se envolve tanto que passa a viver como se fosse um dos personagens.
Os assuntos abordados nos contos de fada muitas vezes tornam-se reais, como os medos que fazem parte de nossa vida.
Os alunos confeccionaram as máscaras dos sete anões trabalhando assim o nome de cada um como a cor dos gorros realizando atividades de seriação,classificação,número e quantidade.