quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DESENVOLVENDO A CIDADANIA.

Em virtude de estarmos em um ano eleitoral, a E.M.Bernardo Moro Sobrinho propôs o desenvolvimento de uma palestra aos alunos da 4ª série das professoras Fátima Faccin e Josiane Balbinot com funcionários do TSE, promovendo a cidadania.


Depoimento de uma aluna de 4ª série Andressa Toaldo :“Como somos menores de idade, não teríamos acesso as urnas, então no dia 14 de setembro de 2010, os funcionários contratados temporariamente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), vieram até nossa escola, trazendo a urna eletrônica. Instalada em uma sala anexa a escola, nós alunos da 4ª série, fomos até lá para ouvirmos algumas informações e simularmos uma votação fictícia, porém da mesma forma da eleição desse ano”.
Com isso,a escola está promovendo o desenvolvimento da cidadania. Onde cada um faz a sua parte.
Cidadãos - Direitos e Deveres
SER CIDADÃO é cantar o hino nacional com orgulho e patriotismo.
O ser cidadão necessita aprender desde a mais tenra idade
a respeitar e amar seu país.

SER CIDADÃO é votar com consciência e responsabilidade.
O ser cidadão tem o direito de questionar atitudes irresponsáveis daqueles em quem confiou seus votos.

SER CIDADÃO é jogar lixo nas lixeiras.
O ser cidadão tem direito a ir para casa tranquilo depois de um longo e tenebroso temporal, sem temer as enchentes.

SER CIDADÃO é respeitar os direitos de seu próximo.
O ser cidadão tem o direito de ser respeitado pelos órgãos públicos.

SER CIDADÃO é pagar seus impostos.
O ser cidadão tem direito à saúde pública.

SER CIDADÃO é ser livre para expressar suas idéias.
O ser cidadão tem direito à democracia.

SER CIDADÃO é exercer sua cidadania com amor e dedicação.
O ser cidadão tem direitos e deveres no país que ama de coração.

Com este objetivo os alunos do 4º ano das professoras SONIA LAMB e PATRICIA BARETA fizeram uma visita à CAMARA DE VEREADORES neste dia 13 de setembro para se inteirarem das atividades desenvolvidas neste recinto.


Os alunos foram recebidos pelo assessor jurídico da câmara de vereadores Dr.Anacleto Surdi e conduzidos até o plenário onde fizeram diversas perguntas relacionadas ao legislativo do município. Após a visita à Câmera de Vereadores os alunos então foram conhecer as novas instalações da SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, como também a BIBLIOTECA PÚBLICA E O MUSEU HISTÓRICO. “RESGATAR A HISTÓRIA DE UM POVO É PERMITIR QUE A GERAÇÃO ATUAL CONHEÇA O MODO DE SER DE SEU POVO,QUE AS GERAÇÕES FUTURAS COMPREENDAM COMO VIVIAM SEUS ANTEPASSADOS...”

Para concluir este passeio repleto de informações os alunos fizeram o seu lanche na Área de Lazer: “Dr. ARNALDO FAVORITO”.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PASSEIO DE ESTUDOS PRÉ – III PROFESSORAS: SONIA, MAVIS E JAQUELINE...

A visita de estudo é uma das estratégias que mais estimula os alunos dado o caráter motivador que constitui a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolve, bem como a relação professores-aluno que propicia, leva a que estes se empenhem na sua realização. Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. Constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita a sociabilidade.
Um dos objetivos das novas metodologias de ensino-aprendizagem é, precisamente, promover a interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. A visita de estudo é um dos meios mais utilizados pelos professores para atingir este objetivo, ao nível das disciplinas que lecionam. Daí que seja uma prática muito utilizada como complemento para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos que assim se tornam mais significativos.
Os alunos das turmas do PRÉ – III das professoras: Sonia , Mavis e Jaqueline com o objetivo de desenvolver algumas atividades relacionadas com o projeto onde abrange conteúdos sobre meios de transportes, moradias e animais domésticos foram até um sítio de propriedade de Elai Helt.
Utilizando o transporte escolar (ônibus) os alunos observaram durante o trajeto as diferenças de moradias, assim como o trânsito na periferia da cidade e no centro. Ao chegar no sítio passaram horas agradáveis com animais existentes no local e para finalizar o passeio fizeram um gostoso lanche na área de lazer DR. Arnaldo favorito

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

VISITA NA CASA DA DIANE...

“A casa não é só quatro paredes. As paredes servem como
endereço e ponto de referência, estrutura familiar, aconchego,
mas a luta por moradia envolve outras necessidades como o
emprego para manter a casa, educação para os nossos filhos,
saúde, lazer, transporte. Sem isso, só a casa não tem sentido.”


No andamento do projeto “PESSOAS ,MORADIAS CONTAM HISTÓRIAS’ foi explorado a constituição de cada família, os membros que compõem as mesmas, que pessoas moram com eles, se tios, primos, avós e outros, através dos relatos dos mesmos.
Uma boa forma de fazer os alunos perceberem a importância da casa e da família é discutindo sobre o assunto nas rodas de conversas, pois assim perceberão como podem ajudar em casa, o quanto é importante colaborar com as tarefas domésticas, como guardar seus brinquedos, manter seu quarto arrumado, ajudar os irmãos mais novos, enxugar vasilhas, aprendizados estes, que ficarão para toda a vida...
Para finalisar as atividades foi em conjunto escolhida a casa de um aluno do PRÉ-III da professora Sonia Lamb para uma visita. Na tarde de quinta feira no dia 9 de setembro a familia da aluna DIANE ofereceu um lanche nas dependencias de sua casa onde todos passaram horas muito agradáveis...

























SE ORGANIZANDO PARA
CONHECER OS CÔMODOS DA CASA DA DIANE....
ELA LEVOU TODOS PARA CONHECER O SEU QUARTO...











O PAI O IRMÃO DA DIANE INTERAGINDO NA BRINCADEIRA COM AS CRIANÇAS...













A HORA DO LANCHE FOI UMA FESTA...











NO FINAL A MÃE DA NOSSA ANFITRIÃ, PRESENTEOU A TODOS COM PIRULITOS...
FOI MUITO DIVERTIDO CONHECER A CASA DA DIANE...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MOMENTO CULTURAL.

Os alunos da Educação Infantil, apoiados por seus professores, realizaram várias atividades referentes ao projeto “Casas e pessoas fazem e contam histórias”, num enfoque folclórico.
Dentre as atividades realizadas, promoveu-se uma tarde de apresentações com o objetivo de socializar entre os alunos e professores o que está sendo produzido através do projeto, “lendas, contos cantiga...”