Segundo os RCNS “A pluralidade cultural,isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, etc. que caracterizam a população brasileira marca, também as instituições de educação infantil. O trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança. Isto porque permite a conscientização de que a realidade de cada um é apenas parte de um universo maior que oferecem múltiplas escolhas.”
Os alunos do PRÉ – III da professora Sonia Lamb iniciaram o projeto com um divertido personagem do folclore brasileiro muito conhecido por todos. Após ouvirem a lenda na “Roda de conversa”, a professora apresentou o personagem em forma de fantoche e dentro de uma garrafa , explicou que através de sorteio cada criança levaria o personagem para casa onde deverá compartilhar com a família a história e outras curiosidades que surgirem em sala de aula sobre ele e outros mitos que fazem parte do folclore. Junto irá uma tarefa que cada família escreve uma lenda ou história conhecida. No dia seguinte o aluno relatará ao grande grupo sua experiência com o ‘SACI’ em sua casa . A professora lê a lenda escrita pela família do aluno. E no final da aula fará um novo sorteio.
A sorteada do dia foi a pequena Evelyn que muito feliz levou o personagem prometendo muitas novidades para o dia seguinte:
O relato da pequena Evelyn no início da tarde de quarta-feira dia 18 de agosto:
“Eu aprendi uma coisa muito legal com o saci, inclusive a andar com uma perna só. E também ensinei um montão de coisas para ele. Levei ele até para conhecer a cidade. A noite o saci dormiu comigo e tiramos muitas fotos para por no meu ORKUT e me diverti pra valer.”Fotos da aluna que ela postou em seu Orkut...
A atividade continuou com os alunos recortando letras de jornais para formar a palavra: SACI.